O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lançaram a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2023.O objetivo é sensibilizar a população brasileira sobre como proteger crianças e adolescentes, além de informar como podem ser feitas as denúncias de violações de direitos, especialmente as relacionadas a violência sexual ou trabalho infantil.
Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha apresenta orientações e alertas. Entre os temas, estão a prevenção e a fiscalização da venda e do consumo de álcool por crianças e adolescentes, o estímulo à identificação e à notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida, e também o chamamento pela vacinação de crianças, para curtirem a folia de forma segura e protegida.
A pesquisadora Luciana Reis, representante da Coordenação Colegiada da Rede ECPAT Brasil, observa que o Carnaval inaugura uma nova fase do pós-pandemia. “Cabe a cada um de nós aderir ao bloco da proteção e implicar governos, conselhos de direitos, setor privado, sociedade brasileira e também turistas a aderirem a essa campanha, além de denunciar qualquer caso suspeito às autoridades responsáveis”, observa.
Sobre o período escolhido para a campanha, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Katerina Volcov, pontua que as festas de Carnaval são a celebração da cultura popular no Brasil, mas se tornam também espaços de violação de direitos. “Por isso o convite para cada um de nós se envolver, se responsabilizar e participar ativamente desse bloco da proteção, promovendo ações, falando sobre e distribuindo o material informativo da campanha nas festividades de Carnaval”, observa.
Conforme a secretária executiva do FNPETI, Katerina Volcov, as campanhas de sensibilização sobre esse tema em datas festivas, como é o Carnaval, são fundamentais para que um maior número de pessoas observe a situação sob um ponto de vista mais cuidadoso e crítico em relação à violação de direitos. “Nesse sentido, a campanha deste ano traz a perspectiva do cuidado com a infância e a adolescência, principalmente, em uma conjuntura que exige nossa atenção para com as crianças e adolescentes mais vulneráveis e que estão envolvides em trabalho infantil”, declara.
Materiais da campanha
Mais de 12 peças de comunicação estão disponíveis para download no site www.facabonito.org/carnaval e liberados para reprodução. Entre elas, há modelos para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças, além de informações úteis para denúncia em caso de ocorrência de violação de direitos.
De acordo com a coordenação geral da campanha, está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas locais e informações adicionais como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e o conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não podem ser alterados.
Para saber mais sobre violência sexual e trabalho infantil, acesse: www.facabonito.org e www.fnpeti.org.br
Instagram:
@facabonitobrasil
@ecpatbrasil
@forum_fnpeti
Facebook:
www.facebook.com/facabonito
www.facebook.com/ecpatbrasil/
www.facebook.com/forum.fnpeti
Contatos das entidades organizadoras:
Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: [email protected]
Rede ECPAT Brasil: [email protected]
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI): (61) 3349.5600 e [email protected]
Fonte: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/542765

São Roque recebe edição do Skenta 2026 e amplia opções de esporte nos bairros em janeiro
São Roque recebe em janeiro a primeira edição do Skenta, desafio esportivo que promete movimentar o esporte municipal nos quatro cantos da cidade.

Saúde de São Roque inicia novo sistema de confirmação de consultas via WhatsApp
A partir deste mês, os munícipes que aguardam atendimento passarão a receber a confirmação de suas consultas por meio de mensagens via WhatsApp.

São Roque registra queda significativa nos índices criminais em 2025
São Roque apresentou uma redução expressiva nos índices de criminalidade ao longo de 2025, conforme dados divulgados pelo Sistema de Informações da Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (SICOORDOP).

PAT tem novas vagas para Auxiliar de Encanador, Caseiro, Professor de Inglês e muito mais
A Prefeitura de São Roque divulga hoje as vagas de emprego cadastradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Janeiro Branco 2026 estimula a uma reflexão sobre paz, equilíbrio e saúde mental
O mês de janeiro é marcado pela Campanha Janeiro Branco, um movimento social e cultural que desde 2014 mobiliza pessoas, instituições e profissionais no Brasil e no mundo em torno da promoção da saúde mental.

Inscrições para bolsas de estudo na Escola Cooperativa começaram nesta segunda-feira (05)
Este ano as inscrições trazem uma novidade: também estarão disponíveis bolsas de 100% para alunos do 6ª ano do fundamental e 1º ano do ensino médio, além das tradicionais bolsas de 50% para alunos das demais séries.

Confira o Cronograma de Inscrições para a Bolsa da Uni São Roque
A Prefeitura de São Roque divulga o do processo seletivo de bolsas de estudos na Uni São Roque (Associação de Ensino Superior de São Roque) / FAC.

Hidratação na terceira idade: Saiba sobre a “desidratação silenciosa”, principalmente em dias quentes
Com o passar dos anos, o corpo perde a capacidade de emitir o sinal de alerta para a sede, transformando a desidratação em um “perigo silencioso”

Natal Alegre 2025 encanta São Roque e consolida maior edição da história do evento
A 5ª edição do Natal Alegre entrou para a história de São Roque como a maior e mais completa edição já realizada. Ao longo de dezembro, a cidade viveu um clima especial, com uma programação diversificada que levou música, cultura, lazer e muita emoção para moradores e turistas.
