A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorroga a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 31 de julho.
A cobertura vacinal no estado está em 44,5%, um aumento de 4,6% em relação à cobertura no final de maio. Nos primeiros cinco meses de 2023, foram aplicadas 6,1 milhões de doses vacina, mas com a prorrogação da campanha, foram aplicadas mais 4,6 milhões de doses apenas em junho, levando a um total de 10.769.619 milhões. A meta de cobertura para o Estado é de 90%.
A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 176 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.
Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 2.086 hospitalizações até a última semana de junho. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.540 internações e 259 óbitos. Apesar da queda na letalidade, o número de hospitalizações cresceu 35,4% no primeiro semestre de 2023.
Imunização Segura
A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.
Produzida com vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, a vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra a infecção e estimule a memória das células para que elas aprendam a lidar com o vírus. Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras.
Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco diferente do que para o resto da população e, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas. O imunizante pode ser aplicado em qualquer momento da gestação e para mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.
Além dos chamados grupos prioritários, que incluem idosos com mais de 60 anos de idade, crianças entre 6 meses e 6 anos, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com comorbidades, integrantes das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e população privada de liberdade, em 2023, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade.
Isso porque, uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas. O imunizante está disponível em mais de 5 mil postos de vacinação em todo o Estado.
Vacina 100 dúvidas
O site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br, do Governo do Estado, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Este é um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.
Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sp-prorroga-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-ate-31-de-julho-2/

São Roque realiza o maior batizado de capoeira do Estado de São Paulo
No último sábado, São Roque foi palco do maior batizado de capoeira do Estado de São Paulo, reunindo 300 crianças em uma grande celebração da arte e da cultura brasileira.

São Roque realiza a 1ª edição do Novembrinho Azul, maior corrida infantil do país
São Roque sediará, no dia 30 de novembro, a 1ª edição do Novembrinho Azul, uma corrida especial voltada para crianças e que integra as ações municipais de conscientização no mês do Novembro Azul, dedicado ao combate e à prevenção do câncer de próstata.

Ginástica Artística de São Roque celebra conquistas com evento de encerramento
A Ginástica Artística de São Roque encerrou suas atividades de 2025 com um grande evento no Ginásio Municipal com as turmas da escolinha , celebrando 41 anos de história, conquistas e formação esportiva no município.

Ginástica Artística realiza apresentação de encerramento neste sábado
A equipe de Ginástica Rítmica de São Roque realizará nesta semana uma apresentação especial como forma de celebrar um ano de atividades e conquistas.

PAT tem novas vagas para Atendente, Jardineiro, Tratorista Agrícola e muito mais
São mais de 100 oportunidades de trabalho, com destaque para as novas vagas nas áreas de Atendente de Loja, Jardineiro, Tratorista Agrícola, entre outras.

São Roque realiza série de mutirões de exames até o fim do ano
A Prefeitura de São Roque deu início a uma nova série de mutirões de exames que serão realizados até o final do ano.

3ª edição do Festival José Cabinda acontece nesta quinta na Brasital
A Prefeitura de São Roque promove nesta quinta-feira, 20 de novembro, a 3ª edição do Festival José Cabinda, evento que celebra o Mês da Consciência Negra e reforça a valorização das culturas afro-brasileiras no município.

Passagem de fauna traz mais segurança aos animais silvestres de São Roque
São Roque implantou sua primeira passagem para animais silvestres. O dispositivo, instalado na Avenida Aracaí, trará mais segurança para a fauna local.

São Roque marca presença na COP 30 e reforça compromisso com o meio ambiente
São Roque é uma das cidades representadas na COP 30 — a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 — que acontece até o dia 21 de novembro, em Belém (PA).
