Informação e Cultura em Revista

BUSCAR

SAÚDE / MEIO-AMBIENTE

Agosto: Mês do Aleitamento Materno no Brasil

Agosto Dourado 2025 foca no tema: "Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis"

"Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis"

✨ Agosto Dourado é tempo de lembrar a importância da amamentação. De apoiar quem amamenta. De entender que faz bem para a criança, para quem amamenta, para a sociedade e para o planeta.
Estima-se que a amamentação seja capaz de diminuir em até 13% a morte das crianças menores de cinco anos por causas preveníveis.
 

A Semana Mundial da Amamentação 2025, que este ano, trouxe como tema: “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A campanha internacional, promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), UNICEF, Ministérios da Saúde e sociedade civil, destaca o aleitamento materno como prática essencial para a saúde, o desenvolvimento e a equidade, além de ser uma ação com impactos positivos para o meio ambiente. 

A campanha foca na importância de criar redes de apoio sólidas para as mães que amamentam, abrangendo áreas como saúde pública, trabalho, família e sociedade. A iniciativa também destaca a conexão entre amamentação, saúde e preservação do meio ambiente. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem atuado para contribuir com a conscientização sobre a importância da amamentação. Desde 2015, através do Movimento Parto Adequado, a reguladora contempla ações em prol do aleitamento materno junto aos hospitais participantes. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos em crianças menores de dois anos, uma vez que o leite materno é o alimento mais rico e apropriado à saúde do bebê e essencial para seu crescimento e desenvolvimento.
  

O tema deste ano segue as diretrizes da campanha internacional da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) e da OMS, enfatizando a importância da amamentação e a necessidade de sistemas de apoio sustentáveis para garantir que as mães não se sintam sozinhas.

VENHa PARA O nosso
E-marketplace

Não é permitida esta ação Ícone "Verificada pela comunidade"