O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lançaram a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2023.O objetivo é sensibilizar a população brasileira sobre como proteger crianças e adolescentes, além de informar como podem ser feitas as denúncias de violações de direitos, especialmente as relacionadas a violência sexual ou trabalho infantil.
Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha apresenta orientações e alertas. Entre os temas, estão a prevenção e a fiscalização da venda e do consumo de álcool por crianças e adolescentes, o estímulo à identificação e à notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida, e também o chamamento pela vacinação de crianças, para curtirem a folia de forma segura e protegida.
A pesquisadora Luciana Reis, representante da Coordenação Colegiada da Rede ECPAT Brasil, observa que o Carnaval inaugura uma nova fase do pós-pandemia. “Cabe a cada um de nós aderir ao bloco da proteção e implicar governos, conselhos de direitos, setor privado, sociedade brasileira e também turistas a aderirem a essa campanha, além de denunciar qualquer caso suspeito às autoridades responsáveis”, observa.
Sobre o período escolhido para a campanha, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Katerina Volcov, pontua que as festas de Carnaval são a celebração da cultura popular no Brasil, mas se tornam também espaços de violação de direitos. “Por isso o convite para cada um de nós se envolver, se responsabilizar e participar ativamente desse bloco da proteção, promovendo ações, falando sobre e distribuindo o material informativo da campanha nas festividades de Carnaval”, observa.
Conforme a secretária executiva do FNPETI, Katerina Volcov, as campanhas de sensibilização sobre esse tema em datas festivas, como é o Carnaval, são fundamentais para que um maior número de pessoas observe a situação sob um ponto de vista mais cuidadoso e crítico em relação à violação de direitos. “Nesse sentido, a campanha deste ano traz a perspectiva do cuidado com a infância e a adolescência, principalmente, em uma conjuntura que exige nossa atenção para com as crianças e adolescentes mais vulneráveis e que estão envolvides em trabalho infantil”, declara.
Materiais da campanha
Mais de 12 peças de comunicação estão disponíveis para download no site www.facabonito.org/carnaval e liberados para reprodução. Entre elas, há modelos para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças, além de informações úteis para denúncia em caso de ocorrência de violação de direitos.
De acordo com a coordenação geral da campanha, está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas locais e informações adicionais como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e o conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não podem ser alterados.
Para saber mais sobre violência sexual e trabalho infantil, acesse: www.facabonito.org e www.fnpeti.org.br
Instagram:
@facabonitobrasil
@ecpatbrasil
@forum_fnpeti
Facebook:
www.facebook.com/facabonito
www.facebook.com/ecpatbrasil/
www.facebook.com/forum.fnpeti
Contatos das entidades organizadoras:
Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: [email protected]
Rede ECPAT Brasil: [email protected]
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI): (61) 3349.5600 e [email protected]
Fonte: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/542765

São Roque realiza o maior batizado de capoeira do Estado de São Paulo
No último sábado, São Roque foi palco do maior batizado de capoeira do Estado de São Paulo, reunindo 300 crianças em uma grande celebração da arte e da cultura brasileira.

São Roque realiza a 1ª edição do Novembrinho Azul, maior corrida infantil do país
São Roque sediará, no dia 30 de novembro, a 1ª edição do Novembrinho Azul, uma corrida especial voltada para crianças e que integra as ações municipais de conscientização no mês do Novembro Azul, dedicado ao combate e à prevenção do câncer de próstata.

Ginástica Artística de São Roque celebra conquistas com evento de encerramento
A Ginástica Artística de São Roque encerrou suas atividades de 2025 com um grande evento no Ginásio Municipal com as turmas da escolinha , celebrando 41 anos de história, conquistas e formação esportiva no município.

Ginástica Artística realiza apresentação de encerramento neste sábado
A equipe de Ginástica Rítmica de São Roque realizará nesta semana uma apresentação especial como forma de celebrar um ano de atividades e conquistas.

PAT tem novas vagas para Atendente, Jardineiro, Tratorista Agrícola e muito mais
São mais de 100 oportunidades de trabalho, com destaque para as novas vagas nas áreas de Atendente de Loja, Jardineiro, Tratorista Agrícola, entre outras.

São Roque realiza série de mutirões de exames até o fim do ano
A Prefeitura de São Roque deu início a uma nova série de mutirões de exames que serão realizados até o final do ano.

3ª edição do Festival José Cabinda acontece nesta quinta na Brasital
A Prefeitura de São Roque promove nesta quinta-feira, 20 de novembro, a 3ª edição do Festival José Cabinda, evento que celebra o Mês da Consciência Negra e reforça a valorização das culturas afro-brasileiras no município.

Passagem de fauna traz mais segurança aos animais silvestres de São Roque
São Roque implantou sua primeira passagem para animais silvestres. O dispositivo, instalado na Avenida Aracaí, trará mais segurança para a fauna local.

São Roque marca presença na COP 30 e reforça compromisso com o meio ambiente
São Roque é uma das cidades representadas na COP 30 — a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 — que acontece até o dia 21 de novembro, em Belém (PA).
