Com o tema ‘Qual o animal mais perigoso do mundo?’, o Governo do Estado de São Paulo lança uma campanha de conscientização para combater mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O foco é mostrar que a dengue é uma realidade no cenário pós-pandemia e o que é pequeno e difícil de ser visto ainda oferece perigo para a população. Hoje, o mosquito é responsável por quase um milhão de mortes no mundo a cada ano.
Diante do cenário de sazonalidade do aumento de casos – sempre na mesma época -, a campanha traz orientações sobre prevenção e ações em casos de sintomas da doença e busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate, eliminando todo o local de água parada, já que é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos. A publicidade será veiculada em rádios, TVs abertas, portais e redes sociais com informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito.
Os índices de transmissão dessas arboviroses — infecções causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos que têm o Aedes aegypti como vetor — estão associados à plena adaptação do mosquito às atuais condições ambientais. Os indicadores apontam situação de risco em 156 municípios e 249 em situação de alerta.
Diante disso, a gestão Tarcísio de Freitas lançará uma série de ações para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e circulação viral. Além de informar medidas de prevenção e advertir quanto aos sinais e sintomas das doenças (Dengue, Chikungunya e Zika Virus), o Estado vai intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para eliminar os criadouros do mosquito.
Até fevereiro deste foram registrados quase 21 mil casos de dengue. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.
Somente no ano de 2022, foram confirmados 332.139 casos de dengue, distribuídos em 617 municípios de São Paulo, e 287 óbitos. Até fevereiro deste ano, foram registrados 20.981 casos de dengue, em 430 municípios e 13 óbitos.
Em 2022, foram registrados 934 casos de Chikungunya em 115 municípios, sendo 113 casos entre janeiro e fevereiro. Em 2023, no mesmo período, foram notificados 130 casos da doença em 35 municípios.
Em relação a Zika vírus, em 2022 foram registrados cinco casos e até o momento em 2023 não há casos confirmados.

Prefeitura traz consultas e exames oftalmológicos para a rede municipal de saúde
São Roque começa o ano com uma grande conquista para a saúde pública. A partir do final de fevereiro, a rede municipal de saúde passará a oferecer consultas e exames oftalmológicos, um avanço inédito para o município e que amplia de forma significativa o acesso da população a esse tipo de atendimento especializado.

Educação de São Roque inicia o ano letivo com evento de acolhimento aos educadores
A Educação de São Roque iniciou oficialmente suas atividades nesta quarta-feira (28/01) com um evento de acolhimento e voltado aos educadores da rede municipal.

Qualifica São Roque abre inscrições para novo curso gratuito de Operador e Mantenedor de Máquinas
O Qualifica São Roque, maior programa de qualificação profissional da história do município, traz mais uma oportunidade de capacitação gratuita para a população.

Pesquisa quer ouvir a população sobre o turismo em São Roque e região
Qual a sua opinião sobre o turismo de São Roque e região?
A pesquisa está disponível de forma on-line e pode ser respondida até o dia 31 de janeiro.

Prefeitura de São Roque define datas e locais das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor
A Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente, definiu as datas e os locais das audiências públicas referentes à Revisão do Plano Diretor Municipal.

São Roque é eleita o Melhor Destino Turístico Gastronômico no Prêmio Top Destinos Turísticos 2025
São Roque foi eleita o Melhor Destino Turístico Gastronômico no Prêmio Top Destinos Turísticos 2025, uma das mais importantes premiações do setor no Estado de São Paulo.

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Marchinhas
O Carnaval 2026 está chegando e, com ele, a 4ª edição do Festival de Marchinhas, evento realizado pela Prefeitura de São Roque, através da sua Divisão de Cultura, e que irá animar os foliões da cidade e região, enquanto celebrar a tradição musical do carnaval.

Construção da nova pista de skate de São Roque começa em fevereiro
A construção da nova pista de skate do município tem início previsto para fevereiro, no Centro de Lazer da Vila Amaral, espaço que segue em expansão e consolidação como um dos principais polos esportivos da cidade.

São Roque realiza o 1º Torneio Municipal de Xadrez
São Roque sediará, no dia 24 de janeiro, o primeiro Torneio Municipal de Xadrez de sua história.
Promovido pela Divisão de Esportes, a competição acontecerá na Brasital.
